Conheça a
campanha

“Vamos mudar a lei para
acabar com a impunidade”.
“Não vai ter folga pra bandidagem”.
“Vou construir mais presídios”!

É bem provável que frases parecidas com essas fiquem cada vez mais frequentes conforme nos aproximamos das eleições. Por isso, a Rede Justiça Criminal lança a campanha #EleiçõesSemTruque com a seguinte preocupação: muitos candidatos e candidatas vão tentar se projetar falando de segurança e justiça, por isso é preciso estar alerta porque muitos vão usar esse discurso como um truque de mágica, isto é, um jeito de atrair a atenção das pessoas para uma suposta solução, que não necessariamente resolve o problema. Diante disso, o objetivo da Rede Justiça Criminal é ajudar a munir eleitores e eleitoras de informação e questionamentos para que possam identificar propostas ilusionistas e com isso depositar seus votos e confiança naquelas pessoas com propostas sólidas e bem definidas.

pergunte ao seu candidato

Grande parte do problema da violência advém da forma rasa como os temas de justiça e segurança são tratados nas cidades – muitas vezes adotando medidas feitas com pouco ou nenhum planejamento, sem qualquer avaliação de resultados, e que servem apenas para dar satisfação à população toda vez que um caso mais sério ganha destaque da mídia.

A Rede Justiça Criminal acredita que é importante qualificar o debate sobre segurança e justiça, em particular nesse ano de eleições. Nossa intenção é munir os eleitores e eleitoras de questionamentos e informações para que analisem se os seus candidatos e candidatas estão realmente propondo políticas públicas sérias, baseadas em dados e pesquisas, ou estão apenas fazendo um discurso para ganhar votos.

E como fazemos isso? Nos informando com fontes oficiais e qualificadas, e fazendo as perguntas certas aos seus candidatos e candidatas!

Com o maior número de pessoas se engajando em uma discussão qualificada sobre o tema fica mais fácil evitar discursos baseados em senso comum! Apoie e compartilhe a campanha #EleiçõesSemTruque!

Selecione sua pergunta abaixo e
compartilhe nas mídias sociais,
marcando os candidatos ou candidatas
à prefeitura ou à vereança de sua cidade.
Você pode mandar quantas perguntas quiser!

COMPARTILHE E PEÇA
PARA SEU CANDIDATO RESPONDER:

É candidato e respondeu as perguntas? Fale conosco

COMPARTILHE E PEÇA
PARA SEU CANDIDATO RESPONDER:

É candidato e respondeu as perguntas? Fale conosco

repelente de
senso comum

Previna-se contra o senso comum! A Rede Justiça Criminal lançou um material que ajuda a identificar propostas ilusionistas de candidatos e candidatas! O material está repleto de informações, embasadas em pesquisas e dados oficiais, e levanta várias questões para desmascarar discursos simplistas, repletos de senso comum, que muitos candidatos e candidatas tendem a usar. Faça o download e compartilhe!

VEJA O QUE FIZEMOS EM 2018

Nas eleições de 2018, levamos a campanha #EleiçõesSemTruque às ruas. Confira a percepção dos cidadãos sobre segurança pública e justiça no vídeo que gravamos no centro da cidade de São Paulo.

Eleições sem truque | Rede Justiça Criminal

sobre a
rede justiça
criminal

Criada em 2010 com o objetivo de combater o uso abusivo da prisão provisória, a Rede Justiça Criminal (RJC) é uma rede de nove organizações que luta para reverter a lógica do encarceramento em massa e por um sistema de justiça não violador de direitos. A RJC acredita que a política criminal deve embasar-se em informações qualificadas para a construção de um diagnóstico mais preciso que permita implantar soluções adaptadas, identificar gargalos e propor ações corretivas.

Para isso, a Rede desenvolve um intenso trabalho de incidência política, buscando diversificar e inovar em sua atuação. As estratégias buscam mobilizar a opinião pública, a imprensa, a academia, a sociedade civil e outros atores para incidir de maneira mais eficaz sobre o poder público, último responsável pela efetivação das garantias fundamentais e por promover mudanças positivas no sistema de justiça brasileiro.

Compõem a Rede Justiça Criminal as seguintes organizações: Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), Conectas Direitos Humanos, Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP), Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH), Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), Instituto Sou da Paz, Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), Justiça Global, e IDEAS.

Mais dados e
pesquisas
sobre Justiça
e Segurança

Agradecimentos

CAMPANHA

Criação, design gráfico e produção

FIB | Fábrica de Ideias Brasileiras

Redação Guia

Raquel da Cruz Lima e Janine Carvalho

Redação Cards

Regina Agnelli

VÍDEO

Diretor

Renato Stockler

Câmera 2

Fabio Braga

Som direto

Jeymes Cabala

Produção

Silvia Jorge
Mariana Jorge

Assitente de produção

Nene Chaves

Host

Zeca Bral

Mockups

Camila Tarifa e Gustavo Saulle

Montagem

Carol Argamim Gouvêa e André Neves

Trilha gentilmente cedida

Propaganda
Nação Zumbi, 2002
Letra: Jorge Du Peixe, Rodrigo Brandão E Gilmar Bolla 8
Música: Nação Zumbi e Marcos Matias
Gravadora: Trama