en
Acompanhe a rede
receba nossa newsletter
Lutamos para reverter a
lógica do encarceramento
em massa e por um sistema
de justiça que não viole
os direitos humanos

A REDE JUSTIÇA CRIMINAL

Criada em 2010, a Rede Justiça Criminal é uma coalizão composta por nove organizações da sociedade civil brasileira. Nosso objetivo é contribuir para a qualificação do debate público e incidir na tomada de decisão política para reverter a lógica do encarceramento em massa. Trabalhamos para combater o racismo estrutural no campo da segurança pública e atuar em prol de um sistema de justiça criminal que não viole os direitos humanos e garanta dignidade a todos os cidadãos.

Nós acreditamos que uma sociedade livre, justa, plural e democrática
só pode ser construída e fortalecida quando é norteada pela
igualdade e preservação dos direitos fundamentais.
Nós acreditamos que uma sociedade
livre, justa, plural e democrática só pode
ser construída e fortalecida quando
é norteada pela igualdade e preservação
dos direitos fundamentais.

Missão

Defender direitos e garantias fundamentais por meio de políticas de desencarceramento e contra o aumento do Estado penal operado pelo racismo estrutural no campo da justiça criminal e da segurança pública.

Visão

Construção de uma sociedade livre, justa, plural e democrática pautada em uma política de justiça criminal e de segurança pública norteada pela igualdade e efetivação de direitos.

COMO ATUAMOS

1

Monitoramos a tomada de decisões dos três poderes por meio do advocacy e de articulação com coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil.

2
3
4
5
6
1

Monitoramos a tomada de decisões dos três poderes por meio do advocacy e de articulação com coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil.

2

Realizamos campanhas de mobilização, incidência e conscientização.

3

Incidimos na implementação de políticas públicas que promovam direitos e garantias na justiça criminal e na segurança pública.

4

Elaboramos respostas rápidas e coletivas a ameaças e violações de direitos.

5

Produzimos notas, pesquisas e relatórios sobre o sistema de justiça penal brasileiro.

6

Compartilhamos experiências que contribuam para a criação de alternativas em política criminal e segurança pública no Brasil.

COMO ATUAMOS

Nossa Rede

Criado em 2000, o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania realiza pesquisas e projetos que alimentam o debate público e contribuem para promover os direitos humanos no sistema de justiça criminal do país.

https://cesecseguranca.com.br/
CESeC

Criado em 2000, o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania realiza pesquisas e projetos que alimentam o debate público e contribuem para promover os direitos humanos no sistema de justiça criminal do país.

Conectas

A Conectas existe desde 2001 para proteger, efetivar e ampliar os direitos humanos. A organização faz isso propondo soluções, impedindo retrocessos e denunciando violações de direitos.

DDH

O Instituto de Defensores de Direitos Humanos luta desde 2017 contra a criminalização da pobreza e o genocídio negro. Atua em casos de violência institucional e privação de liberdade, na defesa do direito de manifestação, em ações de reparação e na assessoria a movimentos sociais.

GAJOP

O GAJOP – Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares é uma organização da sociedade civil criada em 1981 que atua na defesa dos direitos humanos, com foco no acesso à justiça e segurança especialmente de crianças e adolescentes e segmentos socialmente vulneráveis.

IDDD

O IDDD – Instituto de Defesa para o Direito de Defesa atua desde 2000 para que todas as pessoas tenham direito à ampla defesa e ao processo justo frente ao poder punitivo do Estado.

IDEAS

O IDEAS é uma organização da sociedade civil que promove, desde 2011, assessoria popular para ocupantes e trabalhadores de territórios negros e às suas organizações, sejam grupos, coletivos, associações ou movimentos sociais, bem como, atua na popularização do Direito a Segurança Pública.

ITTC

O Instituto Terra Trabalho e Cidadania é uma organização de direitos humanos que se dedica há mais de 20 anos à discussão das desigualdades de gênero, especificamente no contexto do encarceramento feminino.

Instituto Sou da Paz

O Instituto Sou da Paz atua desde 1999 por uma sociedade mais justa e menos violenta por meio da mobilização da sociedade e do Estado e da difusão de práticas inovadoras na segurança pública.

Justiça Global

A Justiça Global é uma organização de direitos humanos, fundada em 1999, que atua na proteção e promoção dos direitos humanos, no fortalecimento da sociedade civil e da democracia.